16 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 6 (3): Mudança tática é a chave da vitória uruguaia

Bastou começar a segunda rodada do Grupo A pra toda impressão inicial mudar, após a boa vitória do Uruguai diante da África do Sul, por 3 x 0, com destaque para Diego Forlán, autor de dois gols, enquanto Álvaro Pereira fechou o placar.

Se na primeira rodada ficou a sensação de que o Uruguai era inexistente no meio campo e a África do Sul tinha time pra se classificar, hoje tudo mudou. Óscar Tabárez é o responsável direto por isso, pelas mudanças que fez na escalação uruguaia.

Do empate contra a França, saíram Victorino e Ignacio González e entraram Fucile e Cavani. Com isso, mudou-se do 3-4-1-2 para um 4-3-1-2, do jeito que mostra a figura abaixo.


A ousadia de escalar Forlán como um meia atacante foi recompensada por um bom futebol. Depois do primeiro jogo, a principal crítica era em torno da falta de criatividade do meio de campo, incapaz de fazer a bola chegar em Forlán e Luis Suárez. Tabárez resolveu trazer seu principal atacante pra jogar atrás de Cavani e Suárez, mas com total liberdade pra se juntar a eles no ataque. No primeiro gol, um chute de fora da área, típico de um meio campista.

Destaque para a grande partida de Arévalo Ríos. Não era cotado sequer pra começar a Copa do Mundo entre os titulares, mas fez boa partida contra a França e excelente contra os donos da casa.

A África do Sul veio exatamente como no empate diante do México, no 4-4-1-1, com uma única alteração de jogadores, saindo o lateral esquerdo Thwala e entrando Masilela.

Modise era um homem de quem muito se esperava, mas até aqui fez dois jogos ridículos. Tshabalala, de ótima primeira partida, esteve discreto e por vezes fominha hoje. E Pienaar, o grande nome do time, mais uma vez foi discreto - hoje ainda pior do que na estreia.


A esperança sul-africana recai num possível empate, amanhã, entre México e França. Se isso acontecer, ambos irão pra 2 pontos, deixando os Bafana-Bafana com um ponto, e precisando "apenas" vencer a França e torcer pro México não vencer o Uruguai na última rodada pra se classificar. Qualquer resultado que não a vitória diante da França elimina os donos da casa.


Ficha da partida:

África: Khune; Gaxa, Mokoena, Khumalo e Masilela; Modise, Dikgacoi, Letsholonyane(57' Moriri) e Tshabalala; Pienaar(79' Josephs); Mphela.
Téc.: Carlos Alberto Parreira.

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Fucile(71' Álvaro Fernández); Arévalo, Diego Pérez(90' Gargano) e Álvaro Pereira; Forlán; Cavani(89' Sebastián Fernández) e Luis Suárez.
Téc.: Óscar Tabárez.

Melhor em campo FIFA: Diego Forlán


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com/

Um comentário:

Flávio Santos disse...

Convehamos, os sul-africanos são fraquíssimos, embora eu estivesse torcendo por eles.
O Uruguai ganhou com autoridade. Trocou passes, dominou o meio de campo e o Forlan chamou a responsabilidade. Ah, se Espanha tivesse alguém com tal coragem e disposição de assumir desafios...rs...
Abraços