17 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 7 (2): Grécia vence Nigéria e embola tudo

No fechamento da 2ª rodada do Grupo B, a Grécia conseguiu seu primeiro gol, ponto e vitória em Copas do Mundo, ao vencer a Nigéria por 2 x 1. Coube a Salpingidis a honra de marcar o primeiro gol grego em Mundiais, enquanto Torosidis concretizou a virada, já que a Nigéria saiu na frente com Kalu Uche.

A situação do grupo é a seguinte: Argentina 6 (+4), Coreia do Sul 3 (-1), Grécia 3 (-1) e Nigéria 0 (-2)

Por incrível que pareça, a Nigéria tem ótimas chances de classificação. Basta vencer a Coreia do Sul e torcer pra Argentina bater a Grécia, por qualquer placar, resultados plenamente plausíveis. Imaginando vitórias simples, a Nigéria iria pra -1 de saldo, jogando a Coreia pra -2, assim como a Grécia.

Sobre a partida, a Grécia mudou radicalmente seu esquema, saindo do 4-2-3-1 pra um 3-4-3, mas com várias ponderações.

Aberto pela esquerda estava Karagounis, jogador de melhor passe no time, então ele não ficava preso no setor. Com isso, o ala Torosidis avançava bastante, mais do que em toda carreira provavelmente.

No lado inverso estava Salpingidis, que, ao menos nessa posição, é muito mais útil que Charisteas, que fez esse setor na primeira partida. Gekas continuou sendo a referência.


Só que não significa que Otto Rehhagel seja um gênio tático, pois até antes da expulsão de Kaita, do lado nigeriano, a Grécia não se encontrava na partida. Depois do gol sim dominou a partida por completo.

A Nigéria também fez mudanças, saindo do 4-3-3 pra um 4-4-2 padrão, com duas linhas de quatro. Porém, no ataque, Odemwingie tinha movimentação por todo campo, deixando só Yakubu na frente.

No meio de campo, o sem noção Kaita não apoiava tanto quanto Kalu Uche fazia do lado esquerdo.



Ficha da partida:

Grécia: Tzorvas; Papastathopoulos(37' Samaras), Avraam Papadopoulos e Kyrgiakos; Vyntra, Tziolis, Katsouranis e Torosidis; Salpingidis, Gekas(79' Ninis) e Karagounis.
Téc.: Otto Rehhagel.

Nigéria: Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo(55' Echiejile(77' Afolabi)); Kaita, Dickson Etuhu, Haruna e Kalu Uche; Odemwingie(46' Obasi) e Yakubu.
Téc.: Lars Lagerbäck.

Melhor em campo FIFA: Vincent Enyeama


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Fernando Gonzaga disse...

eu achei ruim demais este time da Grécia...dos 3 que postulam a vaga, é quem menos merece ir adiante...a Nigéria foi derrotado por uma infantilidade do seu jogador, que foi expulso no primeiro tempo e porque seu atacante Obasi, perdeu um gol sem goleiro...

abraço!!!