14 de outubro de 2010

Está chegando a "rodada do desperdício de audiência"

O tema já foi abordado no ano passado, mas é sempre válido refletir, pois chega a dar vergonha.

Daqui duas rodadas teremos a tal "rodada de clássicos", com quatro clássicos estaduais no mesmo dia. Corinthians x Palmeiras é exceção, pois acontece às 16h.

Aí chega 18h30 e teremos Vasco x Flamengo, Cruzeiro x Atlético Mineiro e Grêmio x Internacional. Três clássicos que despertam atenção torcendo a pessoa pra tais times ou não. Mas ela vai precisar optar por um desses, quando a mesma pessoa poderia dar audiência em cada jogo, fosse decentemente dividido.

Alguém vai dizer: "A maioria só vê jogos do seu time". Primeiro que discordo, segundo que, oras!, se essas pessoas não vão assistir, que captem a audiência dos que gostariam de assistir então. Não existe um grupo contrário, um dos "que assistem sem querer assistir", apenas aqueles que não assistem mas querem assistir.

Imaginem Liverpool x Manchester United e Arsenal x Chelsea no mesmo horário e no quanto de audiência vai embora. Ou Inter de Milão x Milan e ao mesmo tempo Lazio x Roma.

Não acho ruim rodada de clássicos, o que não pode é colocar três num mesmo horário, isso não existe. Aí chega no fim do ano e a emissora-mor reclama de falta de audiência, achando que a solução é voltar ao mata-mata.

E ao que tudo indica ano que vem teremos Bavi e Atletiba novamente, imaginem todos esses no mesmo horário. É burrice demais pra um único torneio.

9 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

fala meu amigo!!!

você está coberto de razão...é um absurdo termos uma tabela de acordo com os interesses da televisão...poderíamos ter os jogos distribuídos ao longo do final de semana, e todos poderíamos acompanhar os principais jogos...mas enquanto o campeonato estiver nas mãos da Globo, não teremos alternativa, infelizmente..

abraço!!

Fluzão Eterno disse...

Já adicionei o seu blog,um abração ,sucesso e muito obrigado pela parceria
http://fluzaoeterno.blogspot.com

Cleber Soares disse...

E ai Renato, blz.
isso é fruto de uma cartolagem ainda muito amadora que nosso futebol apresenta, tanto nos clubes, tanto na CBF.
Mas há de se considerar que também tem o dedinho das emissoras que cobrem o campeoanto, e como a grande maioria dos clubes já pegaram cotas antecipadas, não tem forças para protestarem.... isso é Brasil meu caro.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Anônimo disse...

André Renato, tudo bem cara?

Excelente texto e eu tenho só um comentário a fazer a respeito disso...

Ontem, na transmissão do jogo do Corinthians X Vasco o Falcão (não tenho certeza se era ele) ficou bravo pq o jogo começou 2 min antes do horário previsto e q isso era ruim para o espetáculo!!

Será q ele estava pensando no torcedor que foi ao estádio ou a emissora q ele trabalha?

Abraços

Flávio Santos disse...

E não é que você ainda existe?...rs...

Como vai?

Eu concordo que é um desperdício a disputa de tantos clássicos no mesmo horário, contudo a Globo pagou pelos direitos de transmissão e necessita preencher todas as grades de programação, tanto em Tv aberta como fechada.
A forma que as rodadas são estruturadas permitem angariar lucros enormes!

Abrações

Gabriel Campi disse...

Concordo com tudo, André. Não dá pra entender estes horários. Imagina um Vasco e Flamengo, a audiência que iria dar, num domingo as 16h. Parece que gostam de perder audiência. A cartolagem brasileira está cada vez mais fraca, e a CBF idem.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

zulis disse...

Isso realmente é ridiculo. Eles que montam o calendário não perceberam que em compeonato de pontos corridos são esses classicos que nos dão as mesmas emoções de uma Final de campeonato.

Claudio Henrique disse...

Falta muita organização André. A dona CBF tem que saber organizar de forma em que todos possam assistir vários clássicos na rodada e não só o do seu time.

Abraços!

Lucho Cláudio disse...

Sumido. Tudo bem? Como vai? Dê mais sinais de vida...

Com relação aos horários, nos dias de hoje, a televisão não pensa nos interesses de nós torecedores, querem apenas lucrar com esses PFC's da vida e monopolizar a atenção de todos esses estados simultaneamente colocando tantos clássicos no mesmo horário!

Abraço!