25 de junho de 2011

Europeu Sub-21 - Espanha campeã e seleção do torneio



E chegou ao fim o Europeu Sub-21, com a Espanha mantendo um absurdo domínio no futebol atual, conquistando o título de maneira até tranquila - exceto a semifinal diante de Belarus. Em todas as posições há jogadores com enormes chances de integrarem a seleção principal.

República Tcheca 0 x 1 Belarus - Apesar de ser disputa de 3º lugar, o jogo tinha ar de final, pois o vencedor garantiria vaga nas Olimpíadas de Londres. Após um primeiro tempo de domínio tcheco, a situação passou a pender pro lado bielorrusso depois da expulsão de Lukás Vácha, por colocar a mão na bola.

A dois minutos do fim, em cruzamento do bom lateral Oleg Veretilo (Dinamo Minsk), o zagueiro Egor Filipenko classificou Belarus pela primeira vez para os Jogos Olímpicos.

Suíça 0 x 2 Espanha - O início de partida mais complicado pra Espanha no torneio, tendo "só" 55% de posse de bola até o minuto quinze. A Suíça posicionava seus jogadores de frente no campo defensivo da Espanha, dificultando a saída de bola. Quando a Fúria passou ao ritmo habitual, quase veio um gol suíço pra surpreender, com (pra variar) Xherdan Shaqiri, bola socada para fora por David de Gea.

Mesmo dominando, a Espanha não criava chances, mas mesmo assim conseguiu abrir o placar no fim do primeiro tempo, em grande cruzamento de Didac Vilà na cabeça de Ander Herrera (Athletic Bilbao). Foi o primeiro gol que a seleção dos Alpes sofreu.

No segundo tempo, pra coroar uma competição muito bacana de se acompanhar, o brasileiro Thiago Alcântara fez um gol absurdo, a cerca de 40 metros do gol, cobrando rapidamente uma falta encobrindo o goleiro Yann Sommer.



Antes do torneio começar, fiz uma lista sobre 10 jogadores que poderiam brilhar, e falei que era a primeira chance de Thiago demonstrar se poderia ser o tal "novo Xavi". Sua resposta foi altamente positiva.


Seleção FAC do torneio:
Sommer (Suíça); Veretilo (Belarus), Botía (Espanha), Mazuch (Rep.Tcheca) e Boilesen (Dinamarca); Dockal (Rep. Tcheca), Javi Martínez e Thiago Alcântara (Espanha); Shaqiri (Suíça), Adrían e Mata (Espanha).

Melhor jogador: Xherdan Shaqiri

Artilheiro: Adrián (Espanha) - 5 gols

2 comentários:

Cleber Soares disse...

André,
como diz velho ditado, quando a fase é boa..... ai vc alia isso a planejamento é sucesso na certa, ainda bem que não nos falta don natural, caso contrario, com nossa bagunça ainda estariamos tentando o 1º título.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Luciano Mayeda disse...

Fala André

Comentando apenas para parabenizar pela ótima cobertura do torneio, andei passando por aqui para me atualizar.

Abraço !

http://deolhono-lance.blogspot.com/