24 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 14 (1): Toma, Lippi

Tem uns chatos que comemoram quando um craque de outra seleção se contunde, como Ballack, Nani ou Essien. Tem outros que torcem pras seleções grandes ficarem de fora dos mata-matas. Não, não sou um desses, mas com a Itália foi impossível não ser 'chato'. É a pior Azzurra que vi na vida, e Marcello Lippi paga pelo absurdo de levar SEIS jogadores da Juventus pra Copa, que fez campanha ridícula no Campeonato Italiano, em sétimo lugar.

A Itália terminou em ÚLTIMO.

O Cas.sk, site da Eslováquia, traz uma emocionante narração ao vivo. Matei algumas aulas de eslovaco no colégio, mas felizmente existe o Google. Assim que soa o apito final, o narrador diz: "VYHRALI SME NAD TALIANSKOM!!!!!!!!!!!!!!! (VENCEMOS A ITÁLIA!!!!!!!!!!!!!!!)". São essas coisas que, ao menos para mim, torna menos importante se o time é ofensivo, se tem craques, se vai ser campeão. É só imaginar o tamanho do orgulho do povo eslovaco com a sua seleção, lembrando que é a primeira Copa da Eslováquia como país único, e não como Tchecoslováquia.

Foi um baita jogo, o melhor de todos até aqui. O time da Eslováquia veio num 4-2-3-1, com Weiss saindo do time titular e dando lugar a Stoch aberto pela direita. Marek Hamsik, decepcionante nas duas primeiras rodadas, fez um bom jogo hoje.


Robert Vittek é o destaque ofensivo do time, com três dos quatros gols até aqui.

A Itália veio num 4-3-3, com algumas alterações. Gattuso ganhou a vaga de Marchisio, enquanto Di Natale ganhou a vaga de Gilardino, com Iaquinta jogando na sua, no centro do ataque.


O jogador mais criativo do meio campo é Montolivo, que fez horrível Copa, mas é bom jogador, e tem a confiança de Prandelli, que foi seu treinador na Fiorentina. Mas com sua má atuação, naturalmente não sairá dos pés de Gattuso e De Rossi jogadas criativas, deixando os três atacantes quase que sem função, o primeiro tempo foi inteiro da Eslováquia.


Ficha da partida:

Eslováquia: Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik; Strba(87' Kopunek) e Kucka; Stoch, Hamsik e Jendrisek(90+4' Petras); Vittek(90+2' Sestak).
Téc.: Vladimir Weiss.

Itália: Marchetti; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito(46' Maggio); De Rossi, Gattuso(46' Quagliarella) e Montolivo(56' Pirlo); Pepe, Iaquinta e Di Natale.
Téc.: Marcello Lippi.

Gols: Vittek 25' e 73' e Kopunek 89'; Di Natale 81' e Quagliarella 90+2'

Melhor em campo FIFA: Robert Vittek


Paraguai 0 x 0 Nova Zelândia

Paraguai confirmou a primeira colocação. Sinceramente apostei nos paraguaios como primeiro colocado nos bolões da vida, é um time com ótima força ofensiva, ainda que a partida de hoje tenha sugerido o contrário. E ficou clarou que Lucas Barrios não pode ser reserva, como foi hoje, Óscar Cardozo está sem ritmo de jogo, se recuperou de lesão durante o torneio.


Já a Nova Zelândia sai com campanha heroica, espetacular. Se alguém dissesse, antes da Copa começar, que os neo-zelandeses sairiam invictos, seria internado. Vou sentir falta deles no Mundial. Se a Itália tivesse 10% da entrega dos All Whites, teria feito algo melhor que 2 pontos.

"All Whites exit World Cup as heroes", diz o NZ Herald News.


Ficha da partida:

Paraguai: Villar; Caniza, Julio Cáceres, Paulo da Silva e Morel Rodríguez; Vera, Victor Cáceres e Riveros; Óscar Cardozo(66' Barrios), Roque Santa Cruz e Haedo Valdez(67' Edgar Benítez).
Téc.: Gerardo Martino.

N.Zelândia: Paston; Reid, Nelsen, Tommy Smith e Lochhead; Bertos, Vicelich e Elliott; Killen(79' Brockie), Fallon(69' Wood) e Smeltz.
Téc.: Ricki Herbert.

Melhor em campo FIFA: Roque Santa Cruz


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

2 comentários:

Flávio Santos disse...

Acabei de escrever um texto no meu blog sobre o mesmo tema.
Fiquei aliviado com a derrota italiana. Time tosco, sem talento ou qualquer outra qualidade. Realmente a Copa do Mundo melhora nas oitavas-de-final, pois ficam apenas os melhores...rs...
Abraços

Gigante Colorado disse...

Eai André!
Que loucura! ITÁLIA EM ÚLTIMO DE SUA CHAVE. É quase inacreditável! Mas...
Contudo adimito, SOU SÓCIA DO CLUBE DOS CHATOS, se preferes (odeio conjugar verbos) nos nomear assim, que seja... Acho que GRANDES SELEÇÕES é muito bom pro mundo COMERCIAL do futebol, mas na prática, e eu prefiro, futebol se joga entre quatro linhas, com 11 jogadores de cada lado e UMA BOLA. Nada mais. Se preferes ver uma FRANÇA preguiçosa e dispersa nas oitavas, e deixar de lado a VONTADE e a RAÇA Uruguaia e Mexicana (GINGADO, MALÍCIA E CATIMBA), é apenas uma questão de ponto de vista, mas eu discordo. A Azurra foi vergonhosa, ridícula, foi embora mais ceda no avião das FRACAS SELEÇÕES, à excessão da bizonha classificação da França (com uma arrumadinha discarada de mão do ex bom jogador HENRY), toda e qualquer conquista É VÁLIDA, e isso que torna o futebol AINDA democrático (nem tanto). A beleza das grandes partidas não se caracteriza pelo curriculo vencedor, é determinada em uma disputa de 90 min, sem PREconceitos.

Muito bom ver ITÁLIA e FRANÇA longe do nosso caminho (principalmente), e melhor ainda é poder ver a globalização e o crescimento (ainda que lento) de seleções menos expressivas como ESLOVÁQUIA.

Não acho feio uma partida cheia de catimba, é apenas uma estratégia, claro que o FUTEBOL ARTE (Que por sinal não é característica ITALIANA TAMPOUCO FRANCESA), mas quando não podemos contar com dribles e passes desconsertantes, uma disputa com emoção e prazer também satisfaz. Alguns times possuem KAKA, MESSI, CRISTIANO RONALDO, outros apenas contam com talentos como HONDA e ou TAE SE... São valores diferentes, mas são valores. E só.

Att,
Lia.

P.S. JAPÃO x DINAMARCA (Esse eu vou ver, e presuponho que irá preferir assistir a BADALADA HOLANDA, jogando uma partida amistosa, mas afinal, é HOLANDA...) HEHE - dei uma cornetadinha! UHAUHAA!