17 de fevereiro de 2011

A vitória do Arsenal sobre o Barça em um nome: Wilshere

O jogo mais aguardado das 8as de final da UEFA Champions League fez jus ao que era esperado, e Arsenal e Barcelona fizeram um baita jogo no Emirates Stadium, com os Gunners, de virada, vencendo por 2 a 1, garantindo curta, mas boa vantagem para a partida de volta, dia 08/03, na Espanha.

A atuação do volante Jack Wilshere foi de encher os olhos. Nos momentos em que o Arsenal esteve mal na partida, como da metade do primeiro tempo até o apito para o intervalo, era dele praticamente a única opção de passe que vinha dando certo, já que, como de costume, o Barcelona marcou demais no campo ofensivo, provocando excessivos erros de passe da linha defensiva inglesa - em especial Eboué e Djourou.

Além disso, o selecionável inglês de 19 anos deu dinamismo ao time nos 90 minutos, sendo o jogador que mais acertou passes no Arsenal, tanto em quantidade quanto em aproveitamento, 83% de acerto (40 de 48). Fàbregas, por exemplo, acertou 73%.

Estranhamente, Daniel Alves jogou muito solto na primeira etapa, pois Nasri, o meia esquerda, pareceu esquecer do brasileiro, e não foram poucas as vezes em que Alves e Pedro fizeram 2 contra 1 em Clichy.

O gol de David Villa é a velha história do cobertor curto. Parece loucura jogar com a linha defensiva alta contra um time com qualidade de passe tão sobrenatural quanto o Barça, visto na enfiada de Messi para o espanhol. Mas jogar com a linha recuada é se sujeitar demais ao adversário, seriam 45 minutos de pressão assim. No geral, nesse aspecto, a defesa do Arsenal esteve bem, o Barcelona teve mais impedimentos do que de costume.

Outro detalhe do gol catalão é que o amarelado Song não pôde tentar fazer o desarme sobre Messi como faria se não tivesse cartão, e isso custou a assistência do argentino.

Embora sem alterações táticas, o Arsenal começou o segundo tempo mais ligado - Wenger ajudou Nasri a se "lembrar" da presença de Daniel Alves, e o francês passou a grudar no lateral brasileiro.

Um momento chave da partida foi a esquisita alteração de Josep Guardiola, tirando David Villa e colocando o volante Seydou Keitá, aos 23 minutos. A reação do Arsenal teve início aqui.

Wenger ousou, primeiro tirando Song - que teve sorte em não ser expulso - e colocando Arshavin (deixando o russo aberto pela esquerda e passando Nasri pra fazer dupla com Wilshere), e depois tirando Walcott para colocar Bendtner.

O gol veio no minuto seguinte com Van Persie, que vinha finalizando mal, mas acertou o mais improvável dos chutes tentados. Lançamento de Clichy nas costas de Piqué.

Isso despertou o Barça. Um despertar fatal: tal qual caracterizou o time campeão invicto da temporada 2003/04, um contra-ataque fulminante, que começou em exímio passe de Fàbregas para Nasri, e o francês, com tranquilidade, ajeitou para Arshavin bater no contrapé de Valdés.

Foi um prêmio para uma equipe que ousou e encarou o Barcelona de frente. É evidente que nenhum time no mundo dominará a posse de bola contra os catalães, mas enquanto a teve, na maior parte do tempo, o Arsenal soube usá-la.

Se vai ser suficiente, não se sabe. Duro é precisar aguardar vinte dias pra saber...

Ao Barcelona, fica o sinal amarelo ligado: é a melhor equipe do mundo, segue sendo favorito tanto no confronto quanto na Liga dos Campeões, mas a substituição de Guardiola tirando Villa pra colocar Keitá teve uma dose de soberba. E lembrando: Piqué está suspenso e Puyol ainda se recupera de lesão.




Ficha da partida:

Arsenal: Szczesny; Eboué, Djourou, Koscielny e Clichy; Song-Billong(Arshavin 68') e Wilshere; Walcott(Bendtner 77'), Fàbregas e Nasri; Van Persie.
Téc.: Arsène Wenger.

Barcelona: Victor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Abidal e Maxwell; Xavi, Busquets e Iniesta(Adriano 89'); Pedro, Messi e David Villa(Seydou Keitá 68').
Téc.: Josep Guardiola.


Gols: Van Persie 78' e Arshavin 83'; David Villa 26'

Amarelos: Song-Billong, Nasri e Van Persie; Piqué e Iniesta

Árbitro: Nicola Rizzoli, Itália

Local: Emirates Stadium, Londres

3 comentários:

Unknown disse...

Achei boa a atuação do Wilshere, mas creditar a vitória na conta dele é esforço. Prefiro creditar na conta do Wenger e do Van Persie

Anônimo disse...

Eu concordo que o Jack foi excepcional ontem! Ajudando na marcação, roubando bolas e partindo para o contra-ataque... a cada jogo que passa ele se firma mais no time e hoje, não consigo imaginar nosso meio-campo sem ele. Grande virada do Arsenal pra cima do grande Barça. Ainda temos 90 min para decidir a vaga para as quartas, vai ser difícil no Camp Nou, mas depois de ontem, eu acredito mais do que nunca nesse time =)
C'mon you gunners xD

Bjos
@kts_gunner

Gabriel Campi disse...

Belo post, André. Não pude ver o jogo, mas só vendo os lances deu pra ver que fou um partidaço. Expectativa de grande jogo na volta em Barcelona.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com