14 de março de 2011

Problema de caráter não se resolve com tabela

Quando esse blog era mais ativo, quem acompanhava-o deve se lembrar que foram feitos posts sobre como o calendário brasileiro desperdiça audiência, com a tal "rodada de clássicos", marcando duelos estaduais pro mesmo horário (aqui, aqui e aqui).

E eis que a CBF consegue montar uma nova tabela, com oito clássicos estaduais em um dia, na última rodada, tudo sob o argumento de evitar as "entregadas". Ou seja, querem resolver um problema de índole, de caráter, com fórmula de campeonato. É como atestar que o brasileiro é desonesto e que não há como resolver isso.

Na última rodada teremos Corinthians x Palmeiras e São Paulo x Santos. Supondo que os dois mandantes estejam disputando o título, como a CBF organizará isso? Um no Pacaembu e outro no Morumbi? As quatro torcidas do Estado circulando pela capital no mesmo horário? Mandar um jogo pro interior? Qual? Mandar os dois? Deixar a capital, que viu 37 rodadas, não ter jogo algum na 38?

Exemplo idêntico no Rio de Janeiro, com Botafogo x Fluminense e Vasco x Flamengo. Qual jogo não será no Engenhão? Pela lógica, o primeiro. Mas e se o único com chance de título estiver justamente nesse jogo? Farão a decisão aonde? Volta Redonda? Se inverter, farão Vasco x Flamengo em Volta Redonda? Ou correrão o risco de fazer em São Januário?

O que incomoda é o nem aí dos torcedores, postura de "se meu time ganhá tá bão". Na Bélgica, que usa um sistema de hexagonal final pra definir o campeão, em todas as partidas da última rodada, incluindo segunda divisão, torcedores sacudiram lenços brancos aos 17 minutos do primeiro tempo, protestando contra essa fórmula - que é nova. Ou seja, cada um tem seu time, tem seu rival, mas há uma preocupação com o campeonato em si.

Imaginem, e isto é apenas um exemplo, se um chefe de torcida "organizada" do São Paulo, cansado da desorganização do futebol brasileiro, sugerisse ao do Corinthians um protesto, que, por sua vez, concordaria e diria que vai falar com os caras do Flamengo, Cruzeiro, Grêmio e Bahia, que por sua vez falaria com o do Vitória, que se prestaria a falar com outros times da Série B.

Alguma chance disso acontecer? Evidente que não. E nem tem como acontecer mesmo, já que o mau exemplo vem dos próprios dirigentes, como nessa briga por direitos de transmissão do campeonato onde um quer tirar vantagem sobre o outro. E aí que irrita, pois o torcedor pressiona treinador, jogador, vai soltar rojão em CT, vaia o time durante a partida, mas quando pode fazer algo pelo futebol em si, não faz nada.

O torcedor jogará no lixo mais uma chance de fazer algo em prol da organização do futebol brasileiro, já que, pelo que li em alguns sites, tem muita gente achando legal, dizendo que será mais emocionante assim. É um pensamento assustadoramente pequeno pensar apenas na 38ª rodada, por essas e outras que a CBF sucateia o futebol nacional, a ponto de divulgar em seu site oficial uma tabela scanneada de um fax, com tudo borrado, com pleno ar de "faz essa merda de qualquer jeito e publica".

Clique na imagem e orgulhe-se:

(www.cbf.com.br)

Um comentário:

Claudio Henrique disse...

Complicado hein cara, isso é uma possibilidade, não uma certeza. Tomara que pelo menos amenize as entregadas, mas também não podemos descartar essas coisas que vc menciona no post. Assunto complicadíssimo.

Abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/